Container

Rádio Liberdade AM

Endereço: Rua General Osório, 943 - Centro - Canguçu - RS - CEP 96.600-000

Telefone: (53) 3252-1515 - FAX: (53) 3252-1515 -

Aqui sua mensagem vai mais longe

Identifique-se

Mala Direta

Notícias

Pacientes com hepatites virais têm tratamento gratuito pelo SUS e vacinação

Publicado 28/07/2010 11:00

No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, 28 de julho, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lembra que milhões de pessoas no Brasil e no mundo podem ser portadoras do vírus e não tem conhecimento. Para todas as hepatites há tratamento, conforme indicação médica. É um serviço gratuito do SUS.

As hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus. Os tipos B e C podem causar doenças graves como cirrose e câncer, e todos os tipos podem levar à morte. Para prevenir a hepatite A, é necessário ingerir somente água tratada ou fervida, cozinhar bem peixes e crustáceos, lavar bem alimentos como frutas, verduras e legumes, e higienizar bem as mãos após usar o banheiro. Em relação às hepatites B e C, deve ser observado o uso de preservativo em todas as relações sexuais, e proceder a esterilização adequada e não compartilhamento de materiais perfurocortantes.

A vacina contra a hepatite A é indicada para portadores crônicos de hepatites B e C, crianças menores de 13 anos com HIV/Aids, adultos com HIV/Aids portadores de hepatites B e C e outros casos, conforme orientação médica do Ministério da Saúde. A vacina para hepatite B é gratuita para os seguintes públicos: menores de 20 anos, bombeiros, manicures, policiais, profissionais de saúde, doadores de sangue, usuários de drogas, prostitutas, portadores de hepatite C e pessoas convivendo com HIV/Aids, entre outros.

A vacinação, que só é eficaz com a aplicação das três doses, foi ampliada, no RS, para barbeiros e tatuadores. Para mais informações, os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima. Uma cartilha eletrônica com informações sobre estas doenças será lançada, nesta quarta-feira (28), pelo Ministério Público do RS para seus servidores, utilizando como base o material da SES.

Compartilhe

Delicious Digg Facebook Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati Twitter RSS

Deixe um comentário

ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

Siga esta matéria

Informe seu nome e email abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

Últimas atualizações

CONHEÇA OS ATLETAS QUE COMPÕEM A SELEÇÃO MASCULINA DE FUTSAL DE CANGUÇU DE 2010

Copa Enio Costamilan: Pelotas vence 14 de Julho

Polícia Civil inaugura novas instalações da DPPA de Pelotas

Secretaria Municipal de Cultura repassa verba

TORNEIO DA SEMANA DA PÁTRIA TEVE O CHELSEA COMO CAMPEÃO

20ª Rodada do Brasileirão

Jovens realizam Juramento à Bandeira amanhã em Canguçu

Pronto atendimento municipal, atende desde consulta até pequenos procedimentos cirúrgicos

Delegacia de Polícia será inaugurada hoje no Parque da Harmonia

Governo realiza audiência pública para apresentação de cinco novas penitenciárias no RS

Banner Publicitário

Boa noite visitante!