O Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) tem novos comandantes desde a manhã dessa terça-feira (12/2). Assumiu a frente do CPC o tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon e o 9º BPM o tenente-coronel Luciano Moritz Bueno.
Os atos solenes ocorreram na Associação Comercial de Porto Alegre, cujo salão ficou lotado. O coronel André Luiz Nickele Córdova passou a integrar a Reserva Altiva da Brigada Militar. Ele foi elogiado pelo Comando da Instituição, especialmente por momentos marcantes de sua trajetória como o subcomando do Batalhão Copa e atuação junto à Secretaria da Segurança Pública e DetranRS.
O coronel Mohr, por sua vez, deixou o comando do 9ºBPM para assumir o Comando de Policiamento da Capital. Seu trabalho foi destacado por seu antecessor, coronel Córdova, pelos resultados positivos alcançados e pelo nível de diálogo e interlocução constantes com a comunidade.
O subcomandante-geral da BM, coronel Carlos Augusto Prado de Andrade, destacou o desafio imposto aos novos comandantes “de estar à frente de duas das unidades mais significativas para a Brigada Militar, sem desmerecer as demais; o CPC e o 9ºBPM são peculiares, e exigem gestão diferenciada por parte dos seus comandantes”, disse o coronel Andrade.
O secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, que representou o governador do Estado, disse que “é necessário uma grande autorização coletiva para liderar essas unidades; só colocarmos a Segurança Pública contra o crime, não é mais suficiente. É preciso que todos, orgãos públicos, privados e a sociedade trabalhem em conjunto para que os resultados sejam efetivamente alcançados”, destacou Frota.
Prestigiaram, ainda, a solenidade, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior; o vice prefeito, Gustavo Paim; o presidente do Tribunal de Justiça Militar doEstado, juiz Paulo Roberto Mendes Rodrigues; a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mônica Leal; o deputado estadual, Ruy Irigaray; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mario Yukio Ikeda e o chefe do Estado Maior da BM, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra.
Comunicação Social/EMBM
Texto: Sgt. Sabrina Ribas – PM5
Fotos: FC. Alexandre – PM5