Container

Rádio Liberdade AM - Ver no mapa

Endereço: Rua General Osório, 943 - Centro - canguçu - RS - CEP 96.600-000

Telefone: (53) 3252-1515 - Celular: (53) 98426-6816 - - Twitter: @@liberdade_am

Horário de Atendimento: De Segundas às Sextas - 08:00 às 17:30 - Sábados 09:00 - 13:00 - Domingos e Feriados: Fechado

Aqui sua mensagem vai mais longe

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Notícias

Canguçu perdeu sua moradora mais antiga

Publicado 26/04/2011 17:31

Canguçu perdeu sua moradora mais antiga, e o Estado, uma gaúcha centenária. No domingo, aos 111 anos, morreu Presolina Coelho, ou dona Catuia, como canguçuenses a conheciam.

Agricultora, dona de casa, parteira, mãe, avó e bisavó, dona Catuia viveu enquanto sua cidade, no sul do Estado, cresceu. Passou por três séculos. Seu documento indica que nasceu em julho de 1899. No entanto, especulava-se que a data fosse anterior, talvez 1896.

Durante a Revolução de 1923, dona Catuia participou, ainda que indiretamente, de batalhas contra os chimangos. Na época, os proprietários de uma estância nas coxilhas do interior de Canguçu, chamada de Fazenda do Antério Corrêa, fugiram dos combates. Ficaram os poucos trabalhadores da casa no fogo cruzado. Dona Catuia nem se importou: abriu a fazenda e permitiu que os maragatos montassem acampamento, enquanto mantinha a rotina quase inalterada das lides da casa e campeiras.

– Eles tiveram de pedir licença para mim, só depois entraram. Os donos se esconderam, e eu fiquei. Defendi a estância, não deixei ninguém levar nada de lá – disse dona Catuia, em entrevista a Zero Hora em 2007.

Conforme a idade avançou, foi se despedindo dos familiares. Companheiro, filhos de sangue e de criação. Nos últimos anos vivia na companhia da cunhada, Terezinha Coelho, 70 anos. Tinha netos e bisnetos.

– Éramos próximas. Apesar da idade, ela era ativa, gostava de olhar TV, costurar, remendar. Inclusive, capinava, tinha sua própria enxada – recorda a cunhada, que se impressionava com a memória de dona Catuia.

 

Noticia publicada em Zero Hora - dia 26/04/2011

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Deixe um comentário

ATENÇÃO: O comentário não exige identificação e somente será publicado quando aprovado pelo editor do site.

Siga esta matéria

Informe seu nome e e-mail abaixo para o sistema enviar um aviso quando houver atualizações nos comentários desta matéria.

Banner Publicitário